segunda-feira, setembro 12, 2005

11 de Setembro

Sei que este post deveria ter sido colocado ontem, mas por motivos de força maior tal não me foi possível.

Este dia está ainda marcado na memória de cada pessoa, não só na daqueles que perderam um familiar ou um amigo, talvez porque ainda só passaram quatro anos mas também porque em cada ano que passa revemos as imagens que foram transmitidas repetidamente naquela atura.
Deve ser por isso que ainda me recordo do que fiz nessa tarde... Saí com uma amiga, queriamos aproveitar os últimos dias de férias e, claro, pôr a conversa em dia. Deviam ser umas 16 horas, fomos a um café (não sei se ainda está aberto) e estavam a passar as primeiras imagens. O primeiro comentário que fiz foi: "Este filme está muito bem feito". Ingenuidade a minha... Mal eu sabia que durante semanas iria ver aquele "filme" inúmeras vezes, em todos os canais de televisão e em todos os jornais que abrisse!

Hoje, para mim, este crime foi levado a cabo por fanatismo religioso com uma mistura de sede de poder... E é por esse mesmo fanatismo que pessoas como Bin Laden e seus seguidores dizem que aquilo é uma "guerra santa" e que quando morrerem serão recebidos de braços abertos pelo seu Deus... Se querem morrer que morram mas não é justo matarem outras pessoas que nada têm a ver com essas ideias que acho ridículas (posso não ter o direito de as classificar assim, mas ninguém me pode obrigar a pensar de outra foma, além disso não são apenas estas que considero ridículas) e que viviam apenas mais um dia como todos outros.

4 comentários:

Amaral disse...

Sem sombra de dúvidas, qualquer acção deste tipo terá que desaparecer da face da terra. Terá que ser banido da mentalidade humana. Terá que ser denunciado e combatido. Em nome de Deus, a humanidade não poderá continuar a cometer actos absurdos, desumanos e básicos, fora do objectivo último da evolução que é a união espritual com Deus.

Luis Duverge disse...

Foi uma data que marcou o mundo, marcou-nos a todos nós, outras datas se seguiram e ainda hoje, 14-09 mais 100 mortos em 2 atentados no Iraque. Esta é a forma encontrada para criar terror e pânico nas pessoas. O efeito que tem sobre os países é torná-los mais coontrolados, mais vigilantes, menos livres, menos democráticos. Mas nos países onde pára o Islão onde está a democracia ? Os direitos humanos, os direitos da mulher ?
O que me tira do sério é virem para países com culturas completamente diferentes impôr os seus hábitos. Como é o caso dos véus em França. Este país está com sérios problemas porque por ridículo que pareça em Paris há muito menos Franceses do que emigrantes, a comunidade muçulmana é dominante.
Espero não ser mal interpretado, não é uma questão de raças ou xenofobia, mas a realidade é que enquanto alguns emigrantes, como nós em França fomos, muitos regressaram e fizeram a sua vida. Não impusemos nada a ninguém. Quem vai para um País estrangeiro tem de se adaptar a esse país e não ao contrário.
Desculpa se me alonguei.

Ana disse...

Tens razão Luís, sou da mesma opinião... ninguémdeve impor a ninguém os seus costumes. Mas a verdade é que em tempos nós fizemos o mesmo... lembra-te da época dos descobrimentos, navegamos por todo o mundo e impusemos a nossa religião, os nossos hábitos, já para não dizer que escravizamos muitos e muitos homens, mulheres e crianças.
Em relação a Paris, não foi apenas o véu que foi proibido mas sim todos o tipo de objectivos que tivesse uma conotação religiosa, mas foi realmente essa a proibição que mais polémica levantou.
O dia 14-09 não será recordado para o ano, aliás apenas as familias dos mortos o recordarão, porque infelizmente esse tipo de situações já são frequentes naquele país!

Anónimo disse...

Esquecem-se da bomba atomica?? E as bombas de napalm no Vietaname??
Coitadinha da America que tanto bem tem feito ao mundo....Eu so lamento as vidas inocentes que em ambos os casos se perderam.