domingo, março 12, 2006

Más notícias...

Há muito tempo que não falava da minha cidade, a Guarda, mas hoje vou abrir uma excepção.
Noto que ao longe dos anos esta cidade ficou mais triste, que quase parou no tempo e é com tristeza que digo isto. O que me levou a escrever este post é mais um exemplo disso.
Nos últimos tempos, tem-se ouvido falar da possibilidade de encerrar várias maternidades pelo país. Nesta zona existem três (Guarda, Covilhã e Castelo Branco) e delas apenas duas ou uma ficará aberta. Conhecendo as condições de apenas dois dos hospitais (os dois primeiros), posso dizer com grande certeza que a da Guarda fecha.
Primeiro porque o Centro Hospitalar Cova da Beira (Covilhã) é uma infra-estrutura recente e por isso as condições são muito boas, já para não falar dos equipamentos disponíveis e dos recursos humanos.
Segundo porque para além das más condições que o Hospital da Guarda oferece (há muito que é pedido um novo hospital, as urgências e a cirurgia são a excepção), existe já uma polémica em trono da maternidade por causa da não permanência de especialistas da área, fazendo com que nem sempre esteja aberta.
Não conheço o Hospital da Castelo Branco, como já tinha dito, mas quase de certeza que tem melhores condições que o da Guarda, não é assim tão dificil!
Resta esperar pela decisão do Governo...

14 comentários:

BÓLICE disse...

O vídeo solicitado bateu e voltou para trás... esse mail está cheio ou Q?

inté

Alentejano disse...

E bem melhor ter uma boa .. do que 3 sem condicoes...

Wakewinha disse...

Eu já nem sei o que pensar de tudo isto... Mais vale não desesperar, até porque o imperialismo tem sido rei neste canto à beira-mar plantado, e o que pensamos ou dizemos de nada vale se eles (governo) assim entenderem... =S
Beijito*

Anónimo disse...

Passei para te deixar um beijinho e desejos de um bom domingo

Nekynho disse...

Owa munina mai winda, antes de pensares em ter um filho, muda-te de cidade :o)

Mónica Lice disse...

É muito complicado...

E compreendo perfeitamente que fiques preocupada com a situação! Resta esperar...

Abraço e uma boa semana.

Alexandre o Grande disse...

É verdade!

Este governo só vê números e não pessoas! Já que vão fechar infraestruturas básicas, já que vão tirar saúde às pessoas, devia retirar-lhes os impostos. Não era?

marco disse...

regresso e vejo isto..eu em relação a este assunto estou totalmente em desacordo, como sou funcionario deste hospital sei que existem serviços que nao tem condiçoes minimas, mas o serviço em causa, acho que a nivel de bloco de obstetricia nao ha melhor...gastaram rios de dinheiro para melhorar as condiçoes, sei que a nivel de médicos estamos em superioridade em relação aos outros..e nos na guarda temos mais nascimentos do que nos outros dois...temos 850/nascimentospor ano

Tetracloro disse...

Anocas : Beijocas. Mas muitos que falam (alex incluido) foram dos primeiros a votar contra a regionalização.

Alexandre o Grande disse...

Por acaso votei contra.
Se fosse agora também votava contra.
Prefiro as condições básicas em cada concelho a ter obras megalómanas nas capitais de distrito ou de região ou de ... seja lá o que for.

Sara MM disse...

Mas não deixará nunca de ser a tua cidade, né?
:o)
BJs

Ana disse...

Marco acredito que apenas pessoas como tu conhecem bem a verdadeira situação da maternidade, mas acho que imagem negativa do hospital se espalhou por cada serviço e por isso eu e muitas outras pessoas partilhamos esta opinião!!
Sinceramente ainda bem que estou enganada quanto às condições que são dadas aos bébes!

[A] disse...

olá ana! eu também sou do distrito da Guarda, onde vivi até aos 17 anos...sempre, mas sempre houve esse sentimento de profundo abandono...e lamento dizer, mas de facto a Guarda está uma cidade cada vez mais triste...bem que eu adoraria que toda a Beira-Alta fosse mais visível neste país.
beijinhos.

Squeezy disse...

Como sabes eu sou de C.B., e a minha prespectiva é msm que a Covilha será a única a manter-se aberta.... por uma questão geográfica(fica entre CB e Guarda) e por uma questão financeira. Já pra não falar que a UBI tem medicina...