domingo, junho 18, 2006

Copias/Copiaste???

És corrupto!!!

O tema é tão "estranho" que resolvi deixar aqui a notícia (publicada hoje no Diário de Notícias) na totalidade! Trata-se de um estudo efectuado pela Faculdade de Economia do Porto e que conclui que quem copia durante a frequencia do ensino superior terá fortes possibilidades de se tornar corrupto no futuro! E eu pergunto... Não será uma generalização demasiado "perigosa"?

Os países onde os alunos universitários mais admitem copiar nos exames são também aqueles onde o índice de corrupção é mais elevado. A associação entre corrupção no mundo real dos negócios e a fraude académica está traçada num estudo efectuado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), que avaliou 21 países, de quatro continentes. E os resultados mostram uma "forte correlação" entre as duas realidades.
Esta investigação - a de maior dimensão a nível mundial em número de países avaliados - inquiriu mais de sete mil alunos, dos cursos de Economia e Gestão. Aqueles que, salienta o trabalho de Aurora Teixeira e Fátima Rocha, serão os homens e mulheres de negócios do futuro e "potencialmente os líderes económicos e políticos".
E a questão, escrevem as autoras, é que se os mesmos padrões éticos prevalecem nos ambientes académico e de negócios, tendo em conta que os comportamentos passados predizem o futuro, "é provável que quem adopte actividades não éticas na sala de aulas as venha também a adoptar no mundo dos negócios". Por isso, o exercício de associação entre a percentagem de alunos que admite copiar (ver texto ao lado) e medidas de corrupção, como o Índice Internacional de Transparência.
As investigadoras destacam uma relação significativa, marcada por duas excepções (a Argentina e a Nigéria, ver caixa), na associação positiva entre os níveis de copianço de cada país e o índice de corrupção percebida. Assim, os países nórdicos, vistos como os menos corruptos do mundo, apresentam igualmente níveis baixos de incidência de fraude académica. É o caso da Suécia e da Dinamarca, avaliadas no estudo da FEP. Também as Ilhas Britânicas e a Nova Zelândia, que pontuam baixo no índice de corrupção, apresentam percentagens baixas de alunos que admitem copiar nos exames.
Portugal - onde 62,4% dos alunos universitários, à semelhança do que se passa noutros Estados da Europa do Sul, admitem copiar nos exames às vezes ou quase sempre - aparece também como um dos países onde a corrupção percebida é mais elevada. No topo da tabela que relaciona corrupção e fraude académica surgem países como Polónia, Roménia, Brasil, Eslovénia, Espanha e França.
Aurora Teixeira salienta que está já demonstrado que "a corrupção tem uma relação negativa com a competitividade das nações". E por isso, defende, as instituições de ensino têm que promover uma "educação cívica a este nível, promovendo comportamentos éticos que se possam transpor para o mercado de trabalho". É que, explica, a preocupação com a competitividade "tem que ser vista a montante", nomeadamente nos padrões éticos que são incutidos no sistema de ensino. E actualmente, a maior parte dos estudantes não vê o acto de copiar com um acto sério ou como um problema.
Por outro lado, a dimensão expressiva do fenómenos deixa adivinhar que as sanções que advêm deste acto não parecem ser desencorajadoras. Daí que, explica Aurora Teixeira, "não se prevê que a médio prazo a situação vá melhorar".
(Elsa Costa e Silva; André Carrilho)

14 comentários:

Fausta Paixão disse...

Pois olha que eu acho que sim, que uma coisa e outra estão mesmo muito próximas. Trata-se de uma questão que tem a ver com o "desenrascar-se", e quem tem o costume de se "desenrascar" na vida copia na escola, fura o trânsito, arranja esquemas, etc, sem que isso incomode a consciência.

Luis Duverge disse...

A verdadeira Educação é o caminho para a revolução de qq Povo. A corrupção existe mas será menor se os jovens forem educados que é éticamente reprovável se copiares e mais tarde entrarem em esquemas "paralelos". Gostei muito da imagem de Vodka, fantástica.
Em relação a copiar sempre ajudei os outros quer nos exames, quer na universidade, se é que isso responde À tua pergunta.
Jinho e boa semana de trabalho.

Melissa disse...

As pessoas repetem o que aprendem...

amigona avó e a neta princesa disse...

É um caminho perigoso... boa semana...

kikas disse...

Hum isto será assim tão logico? hummm não poderá ser tudo assim tão linear, na nao me convencem

Sara MM disse...

os corruptos são ps profs!! Que têm o seu garantido no fim do mês e por isso preferem passar o tempo de exame a ler revistas!!! Os alunos sao espertos.... aproveitam as oportunidades que lhes dão :o)

Bjss

teresa.com disse...

ás vezes bem gostava de conseguir safar-me assim... mas nunca tive jeito (ainda bem!!) decorava sempre tudo o que achava que me poderia esquecer...

Miss Trouble disse...

Olha ai esta uma coisa q n consigo fazer.. começo a ficar nervosssaaa e com calores... n da para disfarçar!

pisconight disse...

Eu lembro-me de copiar num teste... qual será o meu valor de corrupto?
;)

marCOX disse...

entao eu sou corruptissimo!

Å®t Øf £övë disse...

Ana,
Também li esta noticia, e fiquei admirado com a relação feitas entre os factos, porque a mim parece-me demasiadamente subjectiva.
Ainda se me dissessem que tinham inquirido os actuais politicos, e que maioritáriamente eles tinham confessado que copiaram enquanto estudantes...
Bem se assim fosse já não me admiraria nada.
Bjs.

Mónica Lice disse...

Muito se copia neste país...

R. disse...

entao deve ser por isso que ha tantos corruptos neste pais

BÓLICE disse...

Se calhar até É, nÉ? jks e intÉ