segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Jornalismo vs cultura

"As escolhas jornalísticas não podem coincidir com as agressivas campanhas de marketing, por exemplo, ou coincidir com as escolhas das agências de comunicação."
Estava inserida num texto de José Carlos Abrantes publicado no DN de hoje.
Em resumo o texto fala da relação entre o cinema nacional e os Media, desenhando uma relação um pouco obscura mas real.
Encontrei a frase aqui.

sábado, fevereiro 26, 2005

Flying...

If you ever feel like you're gonna fall – oh i'll be there
And if you ever feel down or feel small – oh don't despair
And if you ever feel lost or feel alone – babe c'mon home

Lets just make love – all night
Lets just hold on – so tight
Lets make it last – for life

I won't let you go
Ya we're flying - feels just like flying
We're such a long way up - from the ground
Just u and me flying - so high 'n i'm never gonna come down
Every time you turn around and wanna run - oh come to me
When every little dream comes undone - oh don't worry

Lets just make love - all night
Lets just hold on - so tight
Lets make it last - for life

I won't let you go
Ya we're flying so high and…
We're never gonna come down…you and me

Bryan Adams

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Mais perto da cura???

Encontei masi uma noticia animadora para o mundo:

"Descoberta 'arma secreta' do HIV"

Publicidade

Numa breve leitura a alguns jornais diários encontrei um artigo relativo à legistação que vai começar a legislar a prática publicitária:
Com estas novas limitaçãoes talvez o tempo de antena atribuido à publicidade pelas televisões, principalmente privadas, dimuia!
Vale a pena dar uma vista de olhos!

Sou finalista...

Ao fim de três longos anos posso afirmar que sou finalista!!!
Adorei todos os dias que passei na minha academia, uns mais outros menos, mas são eles que me fazem lembrar as amizades que criei e todos os momentos que nunca esquecerei!
A minha ultima Semana Académica, ou Enterro do Pinguim, como estudante do IPG vai decorrer de 05 a 11 de Maio! Vai ser inesquecível com direito a banho do dia do desfife e tudo!
O problema é que a missa de finalistas é dia 8... Péssima ideia! Tudo bem que haverá mais pessoas presentes, para além dos finalistas e familiares estarão outros alunos, mas eu, como todos os outros finalistas, vou para lá cheia de sono!
Enfim não há nada a fazer!
Já me esquecia... Em principio vai ser emitida em directo pela TVI!!! Por um lado é um orgulho mas por outro... Não digo mais nada!

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Dúvida

Como é possivel alguém gostar de neve?????????
Juro que não percebo...
É fria, só causa incómodo, deixa uma cidade a meio gás ou completamente parada, já para não falar dos acidentes, as pernas, braços e cabeças partidas...

Relacionado com o post anterior...

entrevista
Seabra Santos, reitor da Universidade Coimbra
"O valor actual das propinas é exagerado"
Ao fim de dois anos de mandato, Seabra Santos acredita na normalização das relações com os estudantes e é contra a criação de mais universidades públicas



Paula carmo
DN-Luís Carregã

Encontrei aqui!

Protesto

"Atrasos no pagamento de bolsas
Guarda: alunos fecham portões do Instituto Politécnico a cadeado
22.02.2005 - 11h16 Lusa

Os portões do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) foram hoje de manhã fechados a cadeado pelos alunos, que protestam contra o atraso no pagamento das bolsas e a instabilidade na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).
O presidente da Associação Académica da Guarda (AAG), Sérgio Pinto, disse que a acção visa protestar contra o adiamento no pagamento das bolsas desde há três meses.Sérgio Pinto referiu casos em que os estudantes "estão numa situação grave, carenciada, em que por vezes foram obrigados a ir trabalhar ou a pedir dinheiro a terceiros para satisfazer encargos inerentes aos estudos".O presidente da AAG disse ter falado com a direcção do politécnico antes do início do protesto, tendo esta alegado que o atraso no pagamento das bolsas se devia a "problemas no sistema informático e dificuldades no orçamento para este ano".Segundo Sérgio Pinto, o vice-presidente do IPG disse que as bolsas "sairiam hoje". O dirigente académico confessou, no entanto, ter dúvidas e adiantou que o protesto dos estudantes manter-se-á durante todo o dia.O politécnico da Guarda tem cerca de quatro mil alunos distribuídos pela ESEG, ESTG, Escola Superior de Enfermagem e Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia."
Agora resta saber se valei a pena...

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Coisas do amor II

Já sei porque não concordo com aquela frase! Nem o amor perfeito é perfeito, simplesmente porque nada é perfeito, nem a própria palavra é perfeita... Se fosse não existiram outras que a contradizem: imperfeito, incorrecto, errado, defeituoso,...

Ler

Há que não goste de ler...
Eu ador! Sabe tão bem naquelas noites frias de Inverno um bom livro e uma chavena de chá bem quentinha... Principalmente quando se lêem coisas tão belas como estas:
"(...)É de novo Julho, a tia está sentada ao piano, enlaço-te, encaixamos um no outro, forma com forma, tudo se ajusta. Os nossos corpos têm a mesma batida, o mesmo ritmo, o mesmo tango por dentro. Alma com alma, (...)"
A noite também me atrai! Estar com os amigos, ver pessoas, dançar, enfim divertir-me...
Mas há outras coisas que valem a pena ser vividas!

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Coisas do amor

De vez em quando encontra-se alguma coisa que faz pensar ao ler aquelas revistas 100% superficiais mas que por incrível que pareça vendem até dizer chega!!!
"Se se pudesse escolher, toda a gente quereria ter uma história perfeita, em que amar ou ser amado não fosse motivo de dor, de mágoa ou de desconforto."
Esta frase estava incluido num artigo de opinião publicado na revista Caras.
Não estou de acordo com ela mas fez-me perguntar a mim mesma o que faria se pudesse escolher!

sábado, fevereiro 19, 2005

Eleições

Amanhã é o grande dia... Vamos pôr o nosso futuro nas mãos de um novo governo!
Muito sinceramente espero que seja o melhor para nós pois à muito que merecemos sair desta crise que está a arruinar a imagem que os portugueses têm de si próprios e do seu país mas também está a prejudicar a imagem de Portugal junto dos restantes países do mundo!
Eu já me decidi...
PS - Depois de uma campanha como esta espero também que os dirigentes dos diversos partidos façam uma retrospectiva e pensem se os seus actos foram os melhores...

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Vale a pena dar ouvidos!!!

Carta aberta de Daniel Sampaio

"Carta aberta à geração dos meus filhos

Meus Amigos:
Confio em vocês. Sou a favor do fosso intergeracional e adoro que os mais >novos não concordem com os mais velhos. As sociedades avançam por rupturas, as famílias crescem emocionalmente quando se confrontam sem se afrontarem.
Cresci numa família democrática. Os meus pais estimulavam a discussão com os dois filhos e não se importavam de gastar horas a defender os seus pontos de vista. Foi assim que aos doze anos comecei a entender a democracia, quando o meu irmão, sete anos mais velho, me explicou Humberto Delgado.
Não quero recordar-vos Salazar e Caetano. Sei que isso está fora do nosso meu e vosso tempo. Apenas quero reivindicar uma coisa: os corajosos da minha geração fizeram o 25 de Abril de 1974 para que vocês, geração dos meus filhos, crescessem em liberdade. Quando digo a alguém da vossa idade que, há trinta anos, não se podia dizer tudo o que apetecia, quase não acreditam.
Compreendo: viveram a poder exclamar o amor e a saudade, a ternura e a raiva. Quando queriam, puderam romper, sem medo, com tudo com que não concordavam. É por isso que peço para estarem muito atentos. Não uso frases do passado, género «fascismo nunca mais» ou «a democracia está em perigo». Não é verdade, e são expressões que vos causam tédio. Quero apenas dizer-vos que, se não ousarem, falharão no essencial: deixarão de construir uma sociedade >melhor para os vossos filhos (nesse aspecto, os «velhos» não falharam, vive-se hoje bem melhor do que na juventude dos meus pais).
Pois bem: vejam o «governo» da República. Portugal transformou-se no paraíso dos humoristas. Existem tantas graças sobre os nossos «governantes», que se atropelam nas cabeças dos criativos de humor. E se tantas vezes não sabemos se a «Sit Down Comedy» de Luís Filipe Borges, neste jornal, ou as páginas do Inimigo Público são notícias a brincar ou descrições realistas, a verdade é que nos assalta a certeza de que Portugal vai mal. Nesta semana vi estudantes espancados e a levarem com gás, como era habitual no meu tempo, mas julgava impossível no vosso tempo; ouvi o director-geral das Prisões a propor a redução das visitas aos presos, para melhorar o problema da droga no sistema prisional; e indignei-me com o ministro da Presidência a falar dos limites à independência, a propósito da televisão pública.
Se deixarmos estes factos sem protesto, o risível «governo» que temos proporá mais: voltarão os jactos de tinta e mais prisões sobre estudantes; serão definitivamente proibidas as visitas aos presos, e o problema da droga no sistema será resolvido; os directores de programação das televisões e os directores de alguns jornais reportarão directamente ao ministro da tutela; o insucesso escolar acabará, graças a um despacho da Prof.ª Maria do Carmo Seabra: todos os alunos com duas negativas no Natal serão automaticamente expulsos da escola.
E o «governo» continuará a sorrir, centenas de conselheiros de imagem ajeitarão as gravatas dos ministros e o cabelo das ministras, todos dirão que tudo vai bem.
Sei que vocês não aguentarão mais. Ouço-vos em toda a parte, por enquanto em surdina, em breve até que a voz vos doa. E por isso vos peço: ajudem a derrubar este governo. Pela verdade e dignidade da vossa geração. Para que, tal como os vossos pais quando contaram 1974, possam dizer aos vossos filhos: sabes, fizemos um segundo 25 de Abril, só com arte e coragem, e o governo foi--se embora. Com toda a v(n)ossa força."

Daniel Sampaio
in A CAPITAL, ed. 22/10/2004

Muito bem dito...

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Um debate a valer!

Ontem valeu a pena ver o debate emitido na RTP1!
Este sim foi um debate a valer e não algo muito parecido preparado pelos assessores dos diferentes lideres partidários como aconteceu com o "debate" organizado pelo Clube de Jornalistas e SIC!
Não só houve maior discussão entre os vários intervenientes como os jornalistas se sentiram mais à vontade para estabelecer limites e por isso a moderação correu muito melhor!
Hoje vai decorrer um outro debate na A Dois, organizado mais uma vez pelo Clube de Jornalistas, focando desta vez as propostas dos cinco partidos para a área da Comunicação Social! Desde já há um problema a apontar: pela programação que é possível ver no teletexto este programa começará apenas à 1h, é muito tarde!

A cidade a renascer!!!

Não sou a pessoa que mais gosta da minha cidade, pelo contrário coloco-lhe muitos defeitos!
Mas hoje encontrei-lhe um certo encanto... Achei lindo vê-la a ganhar vida, ver as pessoas a retomar a sua rotina do dia-a-dia enquanto tentavam esquecer o frio que se faz sentir (quatro negativos às 07h30), os carros a circular, os autocarros que deixam os estudantes das aldeias circundates nos locais habituais...
Não é normal levantar-me tão cedo, mas acho que valeu a pena...
Será que ainda vou sentir saudades disto?

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Só isto...

Hoje apenas tenho isto a dizer...

For your love
I would do anything
(...)
For your love
I wloud go anywere

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

É isto que me espera???

Numa visita pelos vários blogs que constumo ler encontrei um link para uma noticia do Correio da Manhã que me deixou assustada...

"Circular interna sugere que abdiquem de tudo

Estagiários da SIC repreendidos

A SIC repreendeu os jornalistas estagiários que estão a trabalhar na redacção da estação – incorpora SIC, SIC Notícias e SIC Online –, através de uma circular interna.No documento, enviado pelo departamento de Recursos Humanos a todos os estagiários, pode ler-se, a pedido do próprio, uma citação de Martim Cabral, subdirector de Informação do canal: “Existem certamente várias dezenas de jovens jornalistas a quererem substituir-vos”.

Antes, porém, é abordada a situação do mercado de trabalho na área da Comunicação Social, destacando-se que “uma oportunidade como esta – um estágio na redacção da SIC – vale ouro”.No seguimento, face às necessidades da redacção do canal – “que movimenta dezenas de profissionais, trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana” –, é sugerido aos estagiários que abdiquem de tudo para abraçar a profissão de jornalista: “No decorrer dos vossos estágios surgem alguns entraves: ou pelas áreas a que estão afectos, ou pelos horários atribuídos, ou por interesses paralelos, ou mesmo por questões da vida pessoal de cada um. Com o devido respeito, permitam-me dizer-vos que tudo isto pode esperar”.Contactados pelo CM, os Recursos Humanos da SIC não comentaram, alegando tratar-se de uma questão interna da empresa."

Se eu já andava preocupada com o fcto de no fim do ano ter de realizar um estágio então agora estou pior... É verdade que não vou para a redacção da SIC (também não me importava) mas seguindo o exemplo outraas enpresas do ramo e não só podem exigir o mesmo...

(Encontrei a referência no blog "Jornalismo e Comunicação")

Exigências do amor...

Este texto não está nada de acordo com o dia mas acho que não há problema!

Na sexta-feira, mais uma vez entre muitas, comecei a ver um filme a meio e por isso não tenho a certeza do nome do filme! Pelo que vi no teletexto (o que é duvidoso) chamava-se "Não Digas Nada", houve uma frase que me deixou a pensar no amor e nas suas adversidades... Ela dizia:

"Nem todos os homens estão à altura das exigências do amor!"

Será que é mesmo assim? É estranho pensar que não estamos preparados para enfrentar os desafios que o amor nos propõe!

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Ola!

Finalmente decidi-me a criar o meu blog...
Digo finalmente porque há muito que passo horas em frente ao ecra de computador a visitar outros blogs!
Como o vou usar? Não sei!
Também quero ver qual vai ser o resultado!

Obrigada pela visita e volta sempre...