quinta-feira, abril 27, 2006

Os homens são mulheres avariadas

O que os cientistas descobriram agora é que o cromossoma Y é uma versão degradada, estragada e avariada do cromossoma X. Há umas semanas, uma discreta notícia publicada na inofensiva secção de curiosidades bizarras de uma revista abriu-me os olhos para uma incrível revelação que deveria ter feito a Humanidade parar, para além de, num mundo justo, valer aos autores da descoberta o Prémio Nobel. A revelação afectou-me de tal maneira que já dissertei sobre ela na rádio, já desenhei um cartoon sobre o inquietante assunto e quando me contactaram da Activa, convidando-me a escrever um artigo, achei que fazia todo o sentido falar sobre isto numa revista feminina. A verdade é que, perante a revelação de que vos falo, nem sequer a expressão "revista feminina" por oposição a "revista masculina" faz sentido. A verdade é que nós, homens, somos no fim de contas, mulheres avariadas.
Passo a explicar. Dizia a notícia, disfarçada de inofensivo... para jantares de empresa, que cientistas chegaram à conclusão de que os homens estão muito mais sujeitos a apanhar todo o tipo de doenças do que as mulheres, uma vez que as mulheres possuem a famosa combinação de cromossomas XX, enquanto os homens possuem a não menos famosa combinação de cromossomas XY. O que os cientistas descobriram agora é que o cromossoma Y (que, no fundo, é o que faz de nós uns homens - não a tropa) é, no fim de contas, uma versão degradada, estragada e variada do cromossoma X. E que o equilíbrio que as mulheres têm com a dupla XX os homens não têm com o deprimente XY, daí as doenças e o facto de morrermos mais cedo do que elas. O que está aqui a ser dito é que a norma seria o XX. A Humanidade deveria ser toda XX. Calhou, no entanto, a algumas criaturas à face deste planeta a infelicidade de ter a combinação não de dois X mas de um X e um Y, essa versão arruinada do X. Aliás, basta olhar para as letras: o que é o Y, senão um X a quem caiu uma das pernas e que tem que se equilibrar precariamente, qual Saci Pererê, num único e frágil suporte?
Para quem ainda não percebeu - e eu ainda não fui suficientemente claro porque estou meio em negação -, o que este estudo nos está a dizer é que era suposto existirem apenas mulheres no mundo. Por um azar, uma corrente de ar, qualquer coisa que correu mal na Criação, um cromossoma X estragou-se. E aparecemos nós: esta anomalia a que se convencionou chamar "homem".
Tenho tonturas ao pensar nisto. Ao pensar que sou uma anomalia. Isto põe em causa séculos e séculos de conceitos que tínhamos como certos. A ideia que somos o sexo forte. A importância que damos ao nosso pénis. Sendo que somos uma anomalia, à luz destas novas descobertas, a importância do nosso pénis é a mesma de uma borbulha ou de um furúnculo, uma vez que, tudo indica, era suposto termos uma vagina.
Isto é uma situação profundamente dramática, pelo que quero apelar às mulheres de Portugal que, perante a bombástica revelação, não a usem contra nós, evitando assim expressões tais como:
" Estás a ver?", "Ora toma!" ou "E agora, quem é o sexo forte?".
Mais do que nunca, precisamos de carinho e compreensão. Contamos convosco! Pronto. Está escrita toda a parte do artigo que é para ser lida pelas mulheres, público-alvo desta revista. Obrigado pela vossa atenção e passem à frente: há muito bom artigo, nas próximas páginas, à vossa espera, sobre hidratação da pele e dietas. O que se segue é só para os homens. Vão em frente, mulheres. Estejam à vontade. Obrigadíssimo. Até um dia destes.
Tchau. Boa viagem.

Para os gajos:
Malta, isto não são más notícias. Já se aperceberam bem do potencial
desta coisa em termos de auto-vitimização? É lindo! "Não grites comigo, sou uma anomalia". Estamos safos por uns tempos. Acho eu.

Nuno Markl - criativo, in "ACTIVA" nº 175, Junho 2005

17 comentários:

marco disse...

eu nao sei de nada..eu nao vi nada!
beijocas

Mónica Lice disse...

Por esta é que eu não esperava...:))

Alexandre o Grande disse...

O escritor disto deve ser uma gaja disfarçada. :)

Amaral disse...

Uma notícia que, ao fim dum dia de trabalho árduo, até serve para "aliviar" e descontrair… Afinal, uma descoberta que estava a milhas da imaginação dos mais aptos… Quem diria que a Humanidade deveria ter sido toda XX… Quem iria imaginar que um ciclone levara um das pernas do X num endiabrado e amaldiçoado dia?... Pobre Y, pobre macho, que não passas dum lapso da natureza...

Tetracloro disse...

Então mas a mulheres não foram criadas de uma costela do Adão ?

Há aqui uma história que não bate certo...

Beijinho.

Miss Trouble disse...

adoreiiiiii ta do best!!

Paixão disse...

já tinha lido um artigo sobre isso...e por acaso nem me espantei com a revelação:))))

Beijocas

BAd disse...

LOL!"
Mas tenho de confessar que não vivo sem a minha anomaliazita :)
"Can't live with them, can't live without them'
Beijinhos

Ouvinte disse...

Uma anomalia eu? Ainda bem ...

Já viste que se esta anomalia não existisse, não havia a proliferação humana, a menos que se todos fossemos xx, a reprodução fosse feita como nos sapos ou rãs.

;)

pisconight disse...

Quer dizer que eu não passo de uma anomalia?
;)

mixtu disse...

ehehheheh
não comento
jinhos,
em breve vou precisar de ti, eu e minhas plantas :)

Squeezy disse...

hmmmm....acho que me enganei no blog...:)

R. disse...

hahaha eu bem que já desconfiava :P

Å®t Øf £övë disse...

Ana,
Deste-me a desculpa perfeita para sempre que me criticarem eu usar. Afinal eu não devia existir... eu bem que desconfiava que tinha defeito... tá explicado...

;)

Bom fds.
Bjs.

teresa.com disse...

eheh, acho que nem assim se safam.. eu nao os poupo!

antónio paiva disse...

.....nem tanto ao mar nem tanto à terra, mas isso digo eu que sou burro.....

;)

LDiogo disse...

já vai tarde mas, vai na mesma :D
Ana, estas coisas vindas do Markl, já são de esperar...um gajo que andou anos a fazer humor vitimizando-se constantemente, não é de admirar que ache que é uma anomalia...quando as pessoas não sabem, é o que dá. Nem se quer se poderia falar em humanidade, essa "anomalia" ocorreu em alguma fase da evoluçao (digo eu que não entendo nada disto) se fosse tudo XX, naturalmente que não existia o sexo masculino, assim como não existia o sexo feminino, seria outra coisa qualquer, aquilo a que a humanidade de hoje chama hemafrodita
mas, ok, é do markl é pra rir..... ou não