quinta-feira, julho 05, 2007

O código dos sonhos

Sempre tive curiosidade em saber o significado dos sonhos, por acaso encontrei este texto e resolvi partilhar!

Um a um, desvendamos o significado dos sonhos mais comuns. Qual é o seu?
Todas as noites, participamos numa longa metragem. Durante 100 minutos somos actores ou realizadores de verdadeiros épicos que se desenrolam na nossa mente. Falamos dos sonhos, elementos essenciais da saúde mental que, dependendo do seu desenrolar, nos confortam ou perturbam. Podemos defini-los como a expressão de pensamentos, sentimentos ou sensações que vivemos e, mais tarde, são recriados na mente em cenários sensoriais.
O nosso córtex sensorial, é estimulado durante o sono REM (Rapid Eye Movement), altura em que as ondas cerebrais estão mais activas e processam a informação acumulada durante o dia. A reacção mais comum ao acordar é pensar que um sonho não faz sentido. Isso é normal, pois «os sonhos desafiam as leis da lógica e as categorias de espaço e tempo», conta Sandra Gonçalves, psicóloga, salientando que «sonhar é vital para o equilíbrio psicológico».
«Os sonhos contribuem para a digestão psicológica das nossas experiências», acrescenta ainda. Assim, quando dorme não só restabelece o corpo, mas também a mente. Todos os sonhos têm um significado e se não se lembra do que sonhou não é porque não o faça, mas antes sinal que precisa de treinar a memória. Entre connosco neste universo e descubra o que se esconde por detrás dos sonhos mais comuns.

Ser perseguida
Foge de alguém ou de um animal que o persegue sem tréguas, mas acorda sempre antes de ser apanhado. Este sonho acompanha o homem desde a era primitiva, altura em que este era obrigado a lutar e a fugir de animais selvagens e membros de outras tribos rivais. Crê-se que é uma resposta natural aos períodos de stress que vivemos diariamente. Hoje em dia, estes monstros foram substituídos por outros de carácter emocional como a ansiedade, inveja e até mesmo o ódio.

Cair
Está a avançar por um caminho, quando o chão desaparece sob os seus pés e vê-se em queda livre. Acorda antes de chegar ao solo. Trata-se de outro sonho com origem no homem primitivo, quando este corria risco de vida ao trepar as árvores em busca de comida. Envolve sempre uma situação de vida ou morte e, no sonho, as árvores podem ser substituídas por edifícios altos ou elevadores. Este tipo de imagem reflecte uma situação de insegurança, em que quem sonha sente a falta de uma rede de apoio à sua volta. Acordar a meio de um sonho é um mecanismo de defesa amplamente usado para escapar ao perigo personificado neste tipo de situação.

Nudez total ou parcial em público
Está no seu local de trabalho ou na rua e percebe que se encontra nua. É um sonho que ocorre em todas as idades, inclusive crianças, e envolve sentimentos de exposição, vulnerabilidade e vergonha. A forma mais comum do sonho envolve uma nudez parcial e o seu significado varia consoante o local onde ocorre. Se, por exemplo, o sonho decorre no local de trabalho pode sugerir sentimentos de inadequação com o trabalho que desempenha. Outro significado sugere que as roupas representam a nossa máscara social e ao libertarmo-nos delas queremos dar-nos a conhecer melhor a quem nos rodeia.

Morte
Sonha com a sua própria morte ou com a morte de um ente querido. Regra geral, é um sonho altamente perturbador, mas também bastante comum. O seu significado acaba por ser positivo pois está associado a um corte com uma parte da nossa vida que não nos satisfaz. Além disso, pode ser indicador de um choque emocional recente do qual ainda não recuperou ou de que está constantemente a ser alvo de agressividade ou pressão, sentindo-se literalmente debaixo de fogo.
Voar
Está a andar e, de repente, sente que os seus pés se levantaram do solo e está voar sentindo-se imensamente feliz. É um sonho comum e reflecte a vontade de gozar a sensação de liberdade, longe das amarras impostas pela vida de todos os dias. Pode também indicar que considera as exigências do seu dia-a-dia monótonas e tenta escapar voando para o seu próprio mundo. Outra interpretação possível é tratar-se de um sonho construtivo que lhe demonstra que necessita de ir mais longe usando as suas aptidões naturais (que podem estar subaproveitadas), ou ainda um incentivo para repetir aquela sensação de felicidade na sua vida diária.

Nadar
Nada no oceano sem se cansar, apenas rodeada por uma imensidão de água. A água está ligada à fonte da vida, por isso o mar é uma metáfora para a fonte da nossa inspiração e do nosso potencial criativo. Pode significar que está na altura de se deixar levar pela sua criatividade. O mar também representa o nosso inconsciente, pelo que outro dos significados deste sonho prende-se com a vontade explorar os seus sentimentos mais ocultos, para compreender a total profundidade dos mesmos.

Sexo com um estranho ou com um colega
Sonha que tem relações sexuais com um alguém totalmente inesperado. Há sonhos que nem às paredes se confessam e alguns podem incluir pessoas totalmente inusitadas, como colegas de trabalho e desconhecidos. O significado pode ser uma mera compensação onírica por uma vida sexual monótona ou inexistente. Não sendo esta a situação, é possível que o amante do seu sonho personifique uma qualidade que gostaria de adoptar como, por exemplo, um desejo de poder, no caso de se tratar de um sonho erótico com o seu patrão.
Dentes a cair
Range os dentes e estes caem da sua boca. A menos que tenha uma hora marcada no dentista, este sonho tem diversos significados simbólicos, acreditando-se que se encontra ligado directamente à raiva. Como os dentes são essenciais para mastigar e agarrar os alimentos, este sonho pode simbolizar a necessidade de tomar medidas para se tornar mais enérgica e agarrar a vida de uma forma mais positiva. Reflecte também uma preocupação com a maneira como os outros a vêem, nomeadamente ao nível da sua aparência e do receio de não transmitir uma boa imagem de si própria.

Casa
Ameaçada ou cada vez mais ampla, a casa é o espelho do que sentimos. Se sonha com a destruição da sua propriedade por um desastre como um incêndio, provavelmente um dos aspectos importantes da sua vida encontra-se sobre ameaça. A casa é a metáfora para a nossa personalidade e se sonha que está a descobrir quartos novos, possivelmente também está a descobrir coisas novas em si. Todos os sonhos que envolvam reparações ou melhorias na sua casa revelam que um aspecto muito importante da sua vida se encontra em evolução.

Desempenho fraco num teste
Percorre as salas à procura do local do teste, mas em vão. Finalmente chega e já começaram sem a sua presença. Pode ocorrer muitos anos depois de abandonar os bancos da escola, especialmente se se sentir a ser posta à prova na sua vida quotidiana. Confrontada com uma nova relação ou novo desafio profissional sente que não está completamente preparada, o que despoleta sentimentos de insegurança. Os testes mostram as nossas capacidades aos outros e ao falhar revelamos que não nos encontramos à altura dos padrões que estabelecemos para nós próprios.

Perdida
Está perdida e não consegue, por mais que tente, encontrar o caminho de regresso à sua casa. O significado mais directo deste sonho tem a ver com uma falta de realização profissional ou pessoal, em que a pessoa em causa ainda não sabe o que fazer para alterar a situação. Pode também indicar que procura voltar a um local onde viveu momentos felizes, o que demonstra que a sua vida actual não é satisfatória. Se o local que procura está associado à sua juventude ou infância, este sonho demonstra ainda que tem dificuldade em lidar com o facto de estar a envelhecer.

Texto: Paula Nascimento com Sandra Gonçalves (psicóloga)
Tirei aqui

17 comentários:

Isabel disse...

Já há algum tempo que não te visitava.Isto não se deve a desinteresse mas, simplesmente, a falta de tempo; por isso, hoje vou tentar recomeçar a visitar os amigos.
Ao visitar-te deparei-me com um assunto que, de algum modo, me desperta interesse, tenho, até, um livro sobre o assunto.
Pior é quando aquilo a que se chama por norma sonhos não passam de pesadelos...

Bjt

Lua disse...

Olá

eu tb adoro saber o significado dos sonhos, pq acho que nos querem transmitir alguma coisa.

Não se sonha por acaso com determinada coisa, a mensagem pode é não ser aquela que é retratada no sonho.

Costumo sonhar muitas vezes que estou a cair, morte de alguém querido e que me caem os dentes.

Obrigado pela explicação publicada:)

beijinhos grandes e bom-fim-de-semana

Marco Rebelo disse...

é raro lembrar-me do q sonho..:)

salseira disse...

nunca sonhei com dentes a cair.. mas eu ando muitas vezes nos precipicios... a dar altos coices no colchao

Gracinha disse...

Por acaso tb tinha sempre muita curiosidade em saber o significado dos meus sonhos, até que arranjei um dicionário de sonhos, é mesmo muito engraçado.

Beijinhos e boa semana.

Lux Caldron disse...

Estranhamente é muito raro lembrar-me de um sonho... Por vezes dou comigo com a certeza de que sonhei mas por muito que tente não me consigo lembrar do que foi... Poderá isto dizer que ando perdido de todo e que não sei o que ando para aqui a fazer??? eheheh

Bjos

pisconight disse...

Eu lembro-me quase sempre com o que sonhei e posso te dizer que já sonhei com quase todos estes temas.
bjs
;)

marco disse...

e sonahar com a soraia chaves o que significa cara ana?

Ana disse...

Não sei.. Não sou bruxa para adivinhar essas coisas! :p

Å®t_Øf_£övë disse...

Ana,
Independentemente dos sonhos que podemos ter, o importamte é sonharmos sempre. Eu pergunto-te o que seriamos de nós se não sonhassemos ao longo da vida?
Quer a dormir, quer acordados. Eu acho que é a nossa capacidade de sonhar que nos faz evoluir ao longo da vida.
Bjo.

Squeezy disse...

interessantes estas explicacoes...mas eu nunca me lembro do que sonho...ou se sonhei!!! e isso tem significado?

heaven's door disse...

Gostei do texto, mas o sonho vai para muito além de uma simples explicação científica, é a viagem do proprio espírito, a liberdade total da alma e a entrega do corpo à algo ou a alguem, cujo significado, nem os cientistas conseguiram explicar.


Desculpa a invasao :*
um beijo

norma disse...

oi Ana tudo! olha eu entrei aqui por acaso para procurar o segnficados dos sonhos e encontrei essa sua pagina.me diga uma o q segnifica sonhar perdida tentando encontrar um bairro q ja morei antes me perco totalmente acordo assustada, me diga amiga por favor beijos. meu email é: nomacosta @hotmail.com. muita obrigada ok.

be disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,

@line disse...

mto legal o texto, eu adoro ver significados de sonhos em sites como sonhos.clickgratis.com.br apesar de mta gente nao acreditar rsrsrs
bj

Anónimo disse...

a interpretação foi perfeita pois venho tendo uma certa dificuldade em lidar com isto quando, percebo que o tempo esta realmente passado para mim. parabens pela interpretação.
kaesilva

Frank Lucas disse...

Conheça o significado dos Sonhos:

Significado dos sonhos

Sonhar com cobra

Sonhar com aranha

Sonhar com sapo

Sonhar com cachorro