sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Sistema educativo...

Muito se tem falado de educação nos ultimos meses, ou será anos?!?, mas na prática pouco mudou e aparentemente não foi para melhor.

Encontrei este video, onde um senhor chamado Alvin Toffler, de quem nunca tinha ouvido falar (peço desculpa pela ignorância - e acho que há mais pessoas por aí, para os lados de São Bento, que também deveriam fazer o mesmo), que comenta o nosso sistema educativo actual, em tudo semelhante ao dos EUA, do Japão e de muitos outros países do mundo (dou estes exemplos poruqe são os referidos no vídeo, mas também porque são considerados países de excelência, países super desenvolvidos).
Destaco a frase, com a qual o video termina, que considero importante e com todo o sentido. Acho que me vão dar razão...

Portanto a ideia deles de um sistema educativo melhor é fazer mais do mesmo com mais duração e mais horas em vez de mudarem o que têm.

Precisamos de uma mudança, sim sem dúvida, e ainda bem que o Primeiro Ministro e a Ministra da Educação o perceberam, agora falta-lhes perceber que o caminho que estão a tomar não é o correcto, é dar aos alunos mais do mesmo, daqilo que eles já têm e não precisam!
Olhando para trás tenho noção que quando eu lá andava as coisas não estavam bem, havia necessidade de mudar, de puxar pelos alunos, mutivá-los, agora as coisas devem estar ainda piores...
Agradeço os poucos professores que tive que o sabiam fazer, havia aulas que eu realmente queria ter, em contra partida havia outras... Eram simplesmente um martírio!!
Há outra coisa que é preciso ter em conta, no ensino superior estas mudanças ou actualizações, chamem-lhe o que quiserem, também são necessárias e urgentemente!
(Como odeio falar de política!)

8 comentários:

Sorrisos em Alta disse...

Vai continuar tudo errado e a precisar de mudança enquanto as mudanças forem sendo feitas ao sabor de quem está no Governo e só porque acorda com ideias brilhantes, sem aprofundar os problemas e tentar saber o que está mal.

Mas com um primeiro-ministro que não ia à escola para obter a sua licenciatura não é fácil saber o que se passa nuam sala de aula...
;o)

BOM FIM-DE-SEMANA!

pecado original disse...

Acho que me recuso a falar mais sobre educação. Vamos de mal a pior.
Um beijo

Templo do Giraldo disse...

http://templodogiraldo.blogspot.com/

Passem por aqui.

Bom fim de semana.

SAUDAÇÕES.

Gracinha disse...

As coisas andam mesmo feias:S, é pena este pais não ir no rumo certo!

Beijinhos e bom fdsemana:)

Enfim... disse...

olá
pois tambem não percebo nada de politica no entanto o ensino em portugal ta cada vez pior, somos uma minoria a preocupar se com isso enfim...

Bjs

Someone happy! disse...

Olá, olá!
Já ninguém aguenta tanta conversa...
Beijokas e bom fim-de-semana!!!

maria inês disse...

de facto tem-se falado muito e pouco feito,mas não se pode parar!
"Água mole em pedra dura... tanto bate até que fura"...

bom fim de semana

mixtu disse...

tudo ém politica, minha cara
ser cidadão, dar a opinião, não apenas votar...

assunto complicado, nem sei quem tem razão, mas vejo a ministra como uma mulher de tomates...

abrazos serranos