quarta-feira, março 12, 2008

Fiquei de boca aberta ao ler esta notícia...

Reino Unido

Pais querem fazer plástica à filha com síndroma de Down

Os pais de uma menina de dois anos com síndroma de Down querem que a filha faça uma operação plástica para ajudar a criança a «sentir-se mais aceite pela sociedade» e «aumentar a sua auto-estima», segundo o jornal britânico Daily Mail

Ophelia é filha de um conceituado cirurgião plástico, Lawrence Kirwan, e da sua mulher Chelsea, que já fez mais de dez cirurgias plásticas.
De acordo com os pais, a decisão sobre a mudança das características físicas associadas ao Síndroma será tomada se, ao atingir os 18 anos, a menina for tratada de maneira injusta por causa de sua aparência.
«É uma questão de auto-estima: se não estamos felizes connosco, por que é que não mudamos alguma coisa? Tudo o que queremos é que Ophelia seja feliz» , disse o pai ao jornal.
Este não é o primeiro caso sobre cirurgia plástica em crianças com síndroma de Down a chamar a atenção da imprensa britânica.
Em 1998, a história de Georgia Bussey, que aos cinco anos já tinha passado por três operações plásticas, gerou polémica depois da exibição de um documentário na televisão britânica.
Os pais de Georgia, Kim e David Gallagher, também afirmaram que «só queriam o melhor para a filha» ao decidir submeter a criança aos procedimentos médicos.
A primeira operação diminuiu o comprimento da língua da criança para que parasse de aparecer fora da boca, a segunda removeu uma parte da pele das pálpebras para evitar a aparência associada ao síndroma e a terceira fixou as orelhas para evitar que aparecessem demais.
A Associação de Síndroma de Down do Reino Unido questiona a vontade dos pais em submeter os filhos ao procedimento cirúrgico, «com todo o desconforto e riscos que a cirurgia envolve».
«Esconder a deficiência de uma criança pode confundir não apenas a sociedade, mas a própria criança» , afirmou um porta-voz da instituição.
«A sociedade precisa aprender a aceitar as pessoas com síndroma de Down pelo que são» .
O síndroma de Down provoca deficiência mental, além de estar associado a outros problemas como doenças cardíacas, leucemia e Alzheimer a partir dos 40 anos. O síndroma ocorre quando uma criança tem três cromossomas 21, em vez das duas normais.

Encontrei aqui!

9 comentários:

Someone happy! disse...

Olá, olá!
Ainda não tinha ouvido falar em tal coisa!
Esses pais querem viver de fachada?
E "mascarar" os filhos em pessoas ditas normais quando na verdade não o são.
É se, alguma coisa correr mal e a criança ficar agarrada a uma cama?
É isso a felicidade???
Não sou contra às pessoas mudarem o que bem entenderem, mas acho que tudo tem limites.
Estou parva com esse egoísmo dos pais. Eles é que deverão precisar de fazer uma operação e passarem a aceitar os filhos como são.
Beijokas!!!

Someone happy! disse...

Soma mais um!
Tens lá no Manias mais um selinho :)

Miguel disse...

olha que há com cada coisa mais bizarra :S

bolas

PDuarte disse...

Essse pai é uma besta.

marco disse...

~tristeza!


a com cada coisa, mas nao me surpreende!

mundo louco"

Sorrisos em Alta disse...

Pena não haver plásticas ao cérebro... para os pais!

maria inês disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria inês disse...

já te apresentei o meu amigo João Maria?
acho que é o melhor comentáio que posso fazer!



http://joaomariarebelodeandrade.blogspot.com/

Canephora disse...

Estou de acordo com a decisão dos pais, mas não agora...
A cirurgia nesta altura, serve mais aos pais que à criança, mas está provado que depois de os 16 anos as crianças com SD são capazes de muito mais e de tenatar aprender mais, se se identificarem a elas mesmas como às outras.
Aqui o erro é apenas dos pais, que infelizmente, como qualquer pai, se sentem tristes e perdidos, por os outros olharem a sua criança de modo estranho e quem não gosta de ter um filho saudável?