Que o mercado de trabalho está muito "mal de saúde", já toda a gente sabe... Mas será que vale a pena alarmar os alunos destas áreas???
Isto vem a propósito de um post que li neste blog e que me assustou! Sim, pode ser verdade que muitos acabem por enveredar por caminhos menos ligados à sua área de formação mas acho que vale a pena manter um pouco de esperança e acreditar que há a possibilidade de conseguir um emprego ou que vale a pena lutar! É que, caso contrário, o melhor é mesmo abandonar o curso e seguir outra área! Mas qual?
Se o problema destas áreas é o de encontrar emprego, noutras, como as engenharias, é super difícil acabar o curso e, sem se ser autodidacta ou sem se ter curiosidade, mais complicado é porque as noções apreendidas não são as melhores (os "engenheiros" que me perdoem mas é verdade, pelo menos na realidade que coneço)! Depois temos os cursos para os "elitistas"… Só entra quem é “perfeito”, ou seja, é preciso no mínimo média de 20 (lol).
sexta-feira, setembro 30, 2005
Tenho medo!!!
quinta-feira, setembro 29, 2005
Ajudem-me...
Isto está mesmo mau...
Pois é... Parece que hoje em dia há cada vez menos alunos a tentar entrar no ensino superior!!! Porque será? Falta de interesse? Exigências para o ingresso? Propinas? Qualidade do ensino? Métodos de avaliação adoptados? Ou será que é um cocktail de todas estas perguntas?
Bem, para mim, é mesmo a última opção. É que apesar de precisarmos de pessoas devidamente qualificadas nas diversas áreas, as coisas estão cada vez mais complicadas para os alunos que querem tirar um curso mas também para aqueles que já lá estão e querem sair... Depois é o que se vê... No IPG (onde estudo) há muitíssimas vagas por preencher e acho que nem com uma terceira fase serão totalmente preenchidas!
Vou dar outro exemplo... Na universidade onde estou a estagiar, os métodos de avaliação vão prejudicar os alunos, já que lhes vai/foi retirada a época de exames de recurso... Resultado precisível, o insucesso vai aumentar! Já para não mencionar que entraram menos alunos (tal como no IPG, há alguns cursos que não têm caloiros)!
PS - Aproveito para desejar muito boa sorte a todos os Caloiros... E sejam bem-vindos a este "mundo" fantástico... Mas atenção também é preciso estudar!
terça-feira, setembro 27, 2005
Inocência!
Era mesmo bom...
PS-"Roubei" a imagem a blog...
quinta-feira, setembro 22, 2005
"E mai nada!!!"
Este é um pequeno excerto de uma notícia que fala, mais uma vez da péssima situação em que se encontra o ensino superior.
Mas vendo bem... A frase "(...)toda a gente grita, mas ninguém nos ouve(...)" aplica-se a esta e várias outras situações que o país enfrenta actualmente! A questão que se levanta é: quando é que vamos ser ouvidos?
segunda-feira, setembro 19, 2005
sexta-feira, setembro 16, 2005
Será que ilude???
Igualdade?? Onde??
quarta-feira, setembro 14, 2005
Está quase...
A partir daí é tudo incerto, é como uma folha em branco, tem outras já escritas, elas aglomeram o que já vivi. Mas a inspiração acabou, ou melhor o escritor fez uma pausa para ir fazer qualquer coisa!
segunda-feira, setembro 12, 2005
11 de Setembro
Este dia está ainda marcado na memória de cada pessoa, não só na daqueles que perderam um familiar ou um amigo, talvez porque ainda só passaram quatro anos mas também porque em cada ano que passa revemos as imagens que foram transmitidas repetidamente naquela atura.
Deve ser por isso que ainda me recordo do que fiz nessa tarde... Saí com uma amiga, queriamos aproveitar os últimos dias de férias e, claro, pôr a conversa em dia. Deviam ser umas 16 horas, fomos a um café (não sei se ainda está aberto) e estavam a passar as primeiras imagens. O primeiro comentário que fiz foi: "Este filme está muito bem feito". Ingenuidade a minha... Mal eu sabia que durante semanas iria ver aquele "filme" inúmeras vezes, em todos os canais de televisão e em todos os jornais que abrisse!
Hoje, para mim, este crime foi levado a cabo por fanatismo religioso com uma mistura de sede de poder... E é por esse mesmo fanatismo que pessoas como Bin Laden e seus seguidores dizem que aquilo é uma "guerra santa" e que quando morrerem serão recebidos de braços abertos pelo seu Deus... Se querem morrer que morram mas não é justo matarem outras pessoas que nada têm a ver com essas ideias que acho ridículas (posso não ter o direito de as classificar assim, mas ninguém me pode obrigar a pensar de outra foma, além disso não são apenas estas que considero ridículas) e que viviam apenas mais um dia como todos outros.
sexta-feira, setembro 09, 2005
Qual é a novidade?
Mais de metade dos anúncios a produtos alimentares, destinados a crianças são a alimentos açucarados, concluiu o Observatório da Publicidade. O estudo, que pretendia perceber os efeitos da publicidade no aumento da obesidade infantil incidiu sobre 108 anúncios e concluiu que 60% deles estavam, directa ou indirectamente, relacionados com produtos açucarados.
Acho que já toda a gente sabia que a grande maioria de anúncios dirigidos às crianças eram de gulodices, seguindo-se quase de certeza os brinquedos.
Agora pergunto... Qual a utilidade deste estudo? É que eu não vejo nenhuma!
quinta-feira, setembro 08, 2005
terça-feira, setembro 06, 2005
Horóscopo Druídico
Símbolo da sabedoria e da humildade, o SALGUEIRO é uma árvore bela, cuja imponência reside justamente no seu toque de tristeza - os galhos pendentes que tocam o solo. As pessoas que nascem sob sua influência nem sempre reconhecem o próprio poder pessoal, mas tornam-se insuperáveis quando aprendem a lidar com a força interna que possuem.
No Amor: Na ânsia de demonstrar todo o seu amor, a pessoa nascida sob o signo de SALGUEIRO pode se tornar um tanto dominadora, pois literalmente tenta "tomar conta" da vida do parceiro. Mas vale a pena investir nesse relacionamento, pois sua sinceridade e sua beleza são raras e preciosas.
Na Profissão: Quem nasce sob o signo de SALGUEIRO destaca-se pela capacidade de organização. As profissões que exijam perfeccionismo, senso analítico e critério administrativo são as que mais têm a ver com seu estilo. Essas pessoas também se interessam muito por assuntos como Saúde e equilíbrio, obtendo sucesso nas carreiras relacionadas à Medicina.
(Para quem gosta de astrologia e tudo o que a envolve recomendo este site... É bastante completo)
Como me sinto....
sexta-feira, setembro 02, 2005
Será vício???
Começo a ficar preocupada comigo própria... Por questões “obrigacionais” (estágio) passo grande parte de meu dia a dia em frente a um ecrã de computador, chego ao fim o dia psicologicamente fatiga! Até aqui tudo normal!
O problema é quando ao fim de uma semana passada à frente do referido ecrã, chego ao meu “doce” lar e qual é uma das primeiras coisas que faço depois de abandonar o meu saco de viagem num qualquer canto??? Ligar o computador para assim passar mais umas horitas em frente a ele!
A minha pergunta é… Estou viciada??? (lol) Como dizia em brincadeira um amigo… Será que preciso do contacto com os cabos de fibra óptica que me possibilitam o contacto com o mundo da Internet?
Calma… O parágrafo é pura brincadeira! A minha maior preocupação é mesmo com os meus olhos… Para além da sua peculiar cor, têm agora uma forte e permanente cor avermelha!