domingo, março 12, 2006

Más notícias...

Há muito tempo que não falava da minha cidade, a Guarda, mas hoje vou abrir uma excepção.
Noto que ao longe dos anos esta cidade ficou mais triste, que quase parou no tempo e é com tristeza que digo isto. O que me levou a escrever este post é mais um exemplo disso.
Nos últimos tempos, tem-se ouvido falar da possibilidade de encerrar várias maternidades pelo país. Nesta zona existem três (Guarda, Covilhã e Castelo Branco) e delas apenas duas ou uma ficará aberta. Conhecendo as condições de apenas dois dos hospitais (os dois primeiros), posso dizer com grande certeza que a da Guarda fecha.
Primeiro porque o Centro Hospitalar Cova da Beira (Covilhã) é uma infra-estrutura recente e por isso as condições são muito boas, já para não falar dos equipamentos disponíveis e dos recursos humanos.
Segundo porque para além das más condições que o Hospital da Guarda oferece (há muito que é pedido um novo hospital, as urgências e a cirurgia são a excepção), existe já uma polémica em trono da maternidade por causa da não permanência de especialistas da área, fazendo com que nem sempre esteja aberta.
Não conheço o Hospital da Castelo Branco, como já tinha dito, mas quase de certeza que tem melhores condições que o da Guarda, não é assim tão dificil!
Resta esperar pela decisão do Governo...

18 comentários:

Nômade disse...

Te encontrei no amar-elas.

Gosto desse avatar.

Vc é assim tão fofinha?

BÓLICE disse...

O vídeo solicitado bateu e voltou para trás... esse mail está cheio ou Q?

inté

Alentejano disse...

E bem melhor ter uma boa .. do que 3 sem condicoes...

Wakewinha disse...

Eu já nem sei o que pensar de tudo isto... Mais vale não desesperar, até porque o imperialismo tem sido rei neste canto à beira-mar plantado, e o que pensamos ou dizemos de nada vale se eles (governo) assim entenderem... =S
Beijito*

Maria João disse...

Passei para te deixar um beijinho e desejos de um bom domingo

boss disse...

É o que temos, o interior vai ficar cada vez mais despovoado...

Nekynho disse...

Owa munina mai winda, antes de pensares em ter um filho, muda-te de cidade :o)

a lice disse...

É muito complicado...

E compreendo perfeitamente que fiques preocupada com a situação! Resta esperar...

Abraço e uma boa semana.

Neptuno disse...

um governo bom não fechava, mas como o nosso cheira mal que desnda....podes esperar a concretização dessa má noticia

Alexandre o Grande disse...

É verdade!

Este governo só vê números e não pessoas! Já que vão fechar infraestruturas básicas, já que vão tirar saúde às pessoas, devia retirar-lhes os impostos. Não era?

marco disse...

regresso e vejo isto..eu em relação a este assunto estou totalmente em desacordo, como sou funcionario deste hospital sei que existem serviços que nao tem condiçoes minimas, mas o serviço em causa, acho que a nivel de bloco de obstetricia nao ha melhor...gastaram rios de dinheiro para melhorar as condiçoes, sei que a nivel de médicos estamos em superioridade em relação aos outros..e nos na guarda temos mais nascimentos do que nos outros dois...temos 850/nascimentospor ano

Tetracloro disse...

Anocas : Beijocas. Mas muitos que falam (alex incluido) foram dos primeiros a votar contra a regionalização.

Alexandre o Grande disse...

Por acaso votei contra.
Se fosse agora também votava contra.
Prefiro as condições básicas em cada concelho a ter obras megalómanas nas capitais de distrito ou de região ou de ... seja lá o que for.

Sara MM disse...

Mas não deixará nunca de ser a tua cidade, né?
:o)
BJs

Ana disse...

Marco acredito que apenas pessoas como tu conhecem bem a verdadeira situação da maternidade, mas acho que imagem negativa do hospital se espalhou por cada serviço e por isso eu e muitas outras pessoas partilhamos esta opinião!!
Sinceramente ainda bem que estou enganada quanto às condições que são dadas aos bébes!

@ disse...

olá ana! eu também sou do distrito da Guarda, onde vivi até aos 17 anos...sempre, mas sempre houve esse sentimento de profundo abandono...e lamento dizer, mas de facto a Guarda está uma cidade cada vez mais triste...bem que eu adoraria que toda a Beira-Alta fosse mais visível neste país.
beijinhos.

Squeezy disse...

Como sabes eu sou de C.B., e a minha prespectiva é msm que a Covilha será a única a manter-se aberta.... por uma questão geográfica(fica entre CB e Guarda) e por uma questão financeira. Já pra não falar que a UBI tem medicina...

be disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,