quinta-feira, agosto 17, 2006

Ciúmes...

"O ciúme é o medo de perdermos algo que não nos pertence!!!"
(autour desconhecido)

O ciúme é mesmo o medo de se perder quem se ama??? Qual é a vossa opinião sobre este sentimento??? É até certo ponto saudável??? Ou independentemente da medida em que existire é sempre prejudicial para uma relação???
Isto de andar a falar sobre ciúmes com amigas deu-me que pensar, para além de ter ficado um pouco confusa!!!

23 comentários:

Miguel disse...

O ciume é falta de ...

Em doses pequenas, penso que não seja prejudicial a uma relaç
ão!

Quando for em doses maiores, pode acabar co a relação ou o seu futuro!

Bjks da Matilde

R. disse...

em doses pequenas eu acho que é inevitavel. é bom que se saiba controlar o ciume antes que o ciume controle a relaçao e a destrua.
acima de tudo é fundamental a confiança, nao?

Å®t Øf £övë disse...

Ana,
Bem, que tema tão interessante, e ao mesmo tempo tão polémico. A minha opinião, é que ao contrário do que somos educados a dizer e a sentir a verdade é que todos sentimos ciúmes.Dizem-nos que o ciúme é um veneno, que a desconfiança é uma falta de respeito, e que o sentimento de posse é um desprezo pela liberdade do outro. Todas estas coisas podem ser giras quando não há amor. O ciúme é apenas o princípio do amor. O amor começa com ele, vai piorando, e torna-se melhor à medida que a relação avança. Para haver amor, é preciso um mínimo de desconfiança. Mas somos educados a dizer que devemos confiar um no outro, a não perguntar porque é que se chegou tarde, a não se suspeitar. Não se pode confiar em ninguém, mesmo nas pessoas de absoluta confiança. Confiar, não ter ciúmes, significa achar o outro incapaz, indesejável ou incapaz de desejar. Desconfiar de quem se ama significa dizer, de uma maneira perversa mas verdadeira:"Se calhar estarias melhor com outra pessoa, mas eu com outra pessoa, estaria sempre pior" Quem tem ciúmes tem medo de perder. E quem tem medo de perder obviamente preza o que tem. Logo ter ciúmes de alguém é dar-lhe o justo valor. Não ter é a mesma coisa que desprezar. Só que no amor não se podem confessar todos os ciúmes, pelo menos aqueles que por vezes temos sem qualquer razão de ser.Também não se pode controlar excessivamente ninguém, porque está mais que provado que quem se convence que está preso decide por alguma razão absurda... fugir. É a natureza humana. O controlo não pode ser aberto, tem que ser secreto.É preciso gostar muito de alguém para dedicar tempo e atenção ao seu controlo eficaz. Quando se ama alguém a ideia de deixá-lo em liberdade é torturante. Não conseguimos compreender porque é que toda a gente não está apaixonada por quem amamos - devem estar a fingir - pensamos nós!!!
Bjs.

Luis Duverge disse...

Ciúme cego é obesseção ao ponto de não deixar respirar quanto mais olhar.
Sem ciúme é falta de atenção, desinteresse, sem carinho...é negar o que é amar.
O equilíbrio está quando um olhar guloso é dissolvido pela onda de cumplicidade entre dois seres que se amam.

Anónimo disse...

Olá Ana!
Obrigada pela visita e pela solidariedade.
Ciúme... Penso que quem ama tem, inevitavelmente, algum ciúme. No entanto, se for exagerado tornar-se-á doença que afectará, inevitavelmente, os dois!
Beijo, Lu

Melissa disse...

Ai, que difícil... Ciúme é normal quando gostamos de alguém, queremos tê-l por perto, não queremos que nos tomem... Mas em demasia é prejudicial, quantas mortes já não aconteceram devido ao ciúme patológico... Confesso que sou ciumenta e me esforço muito para me controlar!
:)

Sandra disse...

Ana...ainda bem que colocaste um post! E claro um tema dificil mas muito interessante!

Quem ama, não pode dizer que não sente ciúmes mas claro, temos que saber controlar este sentimento!!! Pode tornar-se prejudicial para o relacionamento!
Tudo com um meio termo!!!

beijinhos linda e não nos esqueças!

SFeneacoach disse...

Em excesso são uma doença grave para ambas as partes da relação! Um que se sente inseguro e que é orgulhoso demais para se permitir sequer pensar em ser enganado e outro que vive obcecado em não cometer "erros" nem provocar qualquer tipo de situações que possam levar a desconfianças! Um inferno! ;)

sem-comentarios disse...

Ciúme é um conjunto de emoções desencadeadas por sentimentos de alguma ameaça à estabilidade ou qualidade de um relacionamento íntimo valorizado.

bj:)*

Gracinha disse...

Olá Ana, sabes, ultimamente já pensei muitas vezes em colocar um post no meu blog sobre este tema, visto estar a passar por este mesmo assunto.
O ciúme numa relação é um facto normal se for controlado, sem abusos. A meu ver, quando uma pessoa que diz que nos ama e acredita que também é amada por nós, continua a ter grandes crises de ciúmes isto pra mim transaforma-se em falta de confiança no parceiro.
Sou ciumenta,admito-o,mas tenho confiança demais na pessoa que amo para pensar que de alguma forma ele me vai trair. Sei que isto não é impossivel, mas na nossa relação já deixamos bem definido que quando alguém se fartar, o que tem a fazer é falar com o outro, o mesmo quando alguma coisa não estiver bem na nossa relação.
Não sei se me fiz entender, mas se continuasse, ainda tinha muito que te dizer em relação a este assunto.

Beijinhos

sonho disse...

É preciso saber qual é a dose certa do ciúme como tempero do amor...
O ciúme nunca aparece sozinho mas sempre acompanhado por medo, insegurança e dúvida. E pode tornar-se suficientemente grave para destruir uma relação.

Beijoquitas Di

antónio paiva disse...

.......bom fim-de-semana......

Noite serena

Dora disse...

Que cartoon tão giro!
Eu defendo aquela máxima de quem ama, tem ciúmes...mas qb, nada de exageros!

Lena Guerra disse...

eu acho que ciúme é sempre bom,quando na medida certa!
aquele ciume doentio não faz bem a ninguém! e uma relação sem ciume também terá os seus problemas...
Concordo com a dora,quem ama sente ciumes...
Talvez seja porque o ser humano tem medo de perder as coisas que mais gosta e sempre que vê uma ameaça a essas coisas tem uma reacção menos boa!
Não consigo explicar...sei que sou ciumenta qb :)

***

de Matos disse...

Ola, é assim, esse é sempre um tema que da pano pAra mangas, ninguem pode negar que um pouquinho de ciumes faz sempre bem, acho que é sinal que gostamos dessa pessoa e que temos medo de a perder, mas em demasia é insuportavel mesmo.

bjs e bom fim de semana

Tânia disse...

Ciúme não é medo de perder, é um sentimento de quem gosta. Para tudo hà um certo ciúme como teimosia. Em doses pequenas é totalmente recomendavél!

mixtu disse...

ciúme... é uma cosa complicada, sinal de amor? ou de propriedade?

molts petons

BAd disse...

Na minha opinião é saudável e humano ter ciumes, mas sem transformá-los num ponto de desunião e de ressentimentos.
Acho que não ter ciumes é sinal de desinteresse.
O ciume só ver daquilo que achamos ser bom para nós (de outro modo seria inveja), e como tal não queremos perder.
Tenho ciumes, mas raramente menciono isso ao meu namorado a não ser que estejam abusar (que já aconteceu mas não da parte dele) :)
Por isso, acho que sim, é saudável e até bom... mas com conta, peso e medida.
Ciume em demasia estraga tudo.
Acho que ninguém suporta uma cena de ciumes.
Beijinhos

Miguel disse...

Deixei-te um "pequeno" desafio n´A Minha Matilde ...!

Conto contigo!

Bjks da Matilde

kikas disse...

Na minha modesta opinião, o ciume deve ser usado como o sal na cozinha, ou seja q.b.
A sua ausencia torna o prato insipido, o excesso, estraga tudo.
Usa-o em quantidade suficiente para mostrares apenas o quanto amas alguem...

peace_love disse...

Eu sou um bocado ciumenta...por isso não me pronucio:P

Anónimo disse...

Adoro seu blog...

e seu nome, rs

Unknown disse...

O ciumes realmente faz parte da relação humana,não apenas em uma relação de um casal,mas em todos os relacionamentos!!!é dificil ter controle dos nossos sentimentos mas não impossivel,ainda mas quando descobrimos que não nos faz bem...todo mundo tem ciumes daquilo que ama,mas sentimento de posse esta longe de ser amor....temos que avaliar ate onde estamos com a razão e depois ter um dialogo com a outra pessoa e tudo isso com muito amor e paciencia,dando oportunidade para a outra pessoa falar....e depois vamos descobrir que podemos ter controle sobre nós mesma!!!